Nossos / Our Videos

Lembranças para a vida: fazendo pão à moda da aldeia
Nossas viagens proporcionam integração e experiências inesquecíveis, como por exemplo fazer pão à moda da aldeia, na masseira e no forno à lenha.😋

Memories for life: making bread, village fashion
Our trips provide unforgettable integration and experiences, such as making bread in the village style, in a “masseira” and wood oven.😋

Fermentação
Durante a fermentação do mosto, as leveduras provenientes da casca da uva transformação o açúcar da polpa em álcool, liberando energia e fazendo este barulhinho que é música para meus ouvidos.🎼

Fermentation
During the fermentation of the wine, the yeast coming from the grapes turns sugar from the pulp into alcohol, releasing energy and making this noise that is music to my ears.🎼

Olha só uma pisa de vinho em Portugal, nada tradicional.
A pisa do vinho é uma parte importante da vinificação tradicional, pois os pés humanos tem a exata forma, peso e resistência para extrair o melhor das uvas sem trazer sabores e aromas indesejados. A música (e uns goles de vinho) é essencial para animar. Pode ser a tradicional ou a gosto do freguês.🍇🍷

Just look at a wine traditional “pisa” in Portugal which is after all not very traditional.
The “pisa” of wine is an important part of traditional winemaking, as human feet have the exact shape, weight and resistance to extract the best of grapes without bringing unwanted flavors and aromas. Music (and a few sips of wine) is essential to liven the process up. It can be the traditional or to the taste of our guests.🍇🍷

Amarante: bela e romântica
A cidade de Amarante fica a menos de uma hora da cidade do Porto e encanta pela sua beleza, história e é ideal para os românticos. Vem com a gente conhecer ela de pertinho durante as vindimas no Minho.😍

Amarante: beautiful and romantic
The city of Amarante is less than an hour from the city of Porto and charms us with its beauty, history and ideal for the romantics. Come with us to know it during the grape harvest in Minho.😍

Vamos percorrer o Centro-Norte de Portugal, visitando algumas das cidades mais antigas do país e curtindo festas medievais que nos transportam por um divertido túnel do tempo. Percorreremos caminhos pouco trilhados, mas ricos em história e cheios de misteriosa herança celta. Uma viagem perfeita para toda a família!

We will travel through the Center-North of Portugal, visiting some of the oldest cities in the country and enjoying medieval festivals that transport us through a fun tunnel of time. We will go out of the beaten path, in order to dive in history and in the mysterious Celtic heritage. A perfect trip for the whole family!

As Festas Templárias se realizam em Portugal, em julho e marcam a batalha entre 900 mouros liderados pelo rei do Marrocos e apenas 200 portugueses que lutaram e reconquistaram o castelo de Tomar, sede da Ordem de Cristo. Tomar e as Festas Templárias são parte do nosso roteiro de Festas Medievais.

The Templar Festival is held in Portugal in July and celebrate the battle between 900 moors led by the King of Morocco and only 200 Portuguese who fought and reconquered the castle of Tomar, the seat of the Order of Christ. Tomar and its Templar Festival are part of our Medieval Festivals tour.

A natureza mexe com nosso coração, toca nossa alma. Não tem como ignorar!

Nature touches our heart and our souls. We can’t ignore it.

A vista da majestosa Serra da Estrela em Portugal, filmada com drone Parrot Bebop 2.

Stunning view of Serra da Estrela, shot with drone Parrot Bebop 2.

Ai que delícia de beijinhos desses cabritinhos! Tão pequenos e carinhosos. Agora sim ficou impossível comer cabrito assado. Bom mesmo é beijinho de cabrito.

Dia quente na Serra e vontade de tomar um vinho bem fresquinho? Sem problemas, conte com a natureza que ela sempre dá uma mãozinha. 

O arquipélago dos Açores é uma terra rica e interessante. Na visita a ilha de São Miguel pude registrar em vídeo um pouco desta história. Tem também um post lá no blog!

Começamos à tarde a tão esperada vindima. O povo ansioso fez um trabalho dedicado e com muito bom humor, apesar do calor. É claro que não faltava “refresco”, contos e piadas. E no final, a comemoração foi com uma deliciosa merenda regada a vinho, é claro.

A Cerimônia do Toco é realizada em Várzea de Calde no dia 03 de outubro de cada ano, a idéia é trazer os melhores e maiores pinheiros para as senhoras que passam a noite orando por São Francisco de Assis, o padroeiro da aldeia, se sentirem aquecidas. Acabou foi em festa…

Os celtas ocuparam a península ibérica antes de Cristo, acho uns 5 séculos talvez, mas deixaram muitas marcas e a música foi uma delas. Eu adoro, especialmente nas festas medievais que são uma viagem no tempo. 

Ama Portugal e está com o coração apertado de saudades? Então curte 1 minuto desta concertina típica de festas populares.

Este vídeo é sobre o que é uma tuna, especificamente a de Lamego para seu deleite.

Eu não tinha idéia de como se fazia linho até que conheci o Museu Etnográfico de Várzea de Calde. Estas senhoras têm sua vida em família e trabalho, mas se dedicam ao rancho folclórico para manter viva as tradições de sua aldeia.

O Museu Etnográfico de Várzea de Calde oferece uma experiência ampla. Existem inúmeros objetos explicando como era o dia a dia nas aldeia, mas também o passo a passo de como fazer linho. O pessoal inclusive pode de novo pôr a mão na massa.

Nosso grupo viu como se faz pão no forno de lenha em Portugal, não aguentou e pôs a mão na massa. Depois desfrutamos de um delicioso jantar.

Perdeu o textão contanto como nasceu a cerveja da nossa família, a Hengist? Então olha o vídeo!

A Arte da Tanoaria.

Vídeo sobre  nosso pacote para a Serra Catarinense.

No último dia oficial de vindimas no Dão, fomos para Pindo, logo ali ao lado de Castendo para vindimar Cabernet Sauvignon no Dão. Uma história muito especial que você encontra aqui no blog.

Veja cada detalhe da colheita manual de 5 toneladas de Jaen, uma das grandes uvas do Dão!

Segunda-feira chuvosa em São Paulo, para quem enfrentou trânsito, olha só a hora do rush na aldeia.

A Bilha do Segredo é uma jarrinha muito curiosa que o pessoal de Tondela – uma cidade no pé da bela Serra do Caramulo, região do Dão, norte de Portugal – usa para fazer graça com os turistas. Olha o mico!

Conheça a maçã bravo de Esmolfe (DOP), uma delicia branquinha, com manchas avermelhadas cuja acidez harmoniza perfeitamente com o queijo da Serra da Estrela. Claro que só podia ser da aldeia. Claro que só podia ser no Dão.

Vinhas velhas – você acha que já viu alguma? Então dá uma olhada nessa. Isto você só vê com quem conhece a aldeia e claro, só podia ser em Portugal.

4 de 4. A Trasfega e o vinho de prensa. Finalmente o gran finale. Tudo bem que ainda leva meses para poder provar o vinho, mas o trabalho desta colheita vai terminando.

3 de 4. Pisa em lagar. Não dá para ser mais tradicional que isto. Nem mais português. Veja a pisa e as dicas de como fazê-la

2 de 4. O desengace ou …. já pra adega. O processo de chegada das uvas à adega e a preparação para sua entrada no lagar.

1 de 4. A vindima. O começo de tudo. A colheita na aldeia com as histórias, as risadas e a música. E muito trabalho.

Cortiça do sobreiro à rolha. Cada passo da transformação desta matéria-prima incrível desde o Alentejo onde cresce em abundância até a região do Porto onde é beneficiada.

Cork from oak to bottle. Every step of the transformation of this incredible raw material from Alentejo where it grows in abundance until Porto city where it is industrialized.

Um vídeo exclusivo com nossas estrelas Belmira, Cristina & Rosa preparando o autêntico pão da aldeia no forno de lenha!

Quer saber mais sobre enoturismo rural em Portugal? Então olha só!

O Pão da Aldeia – Rapidinho, só para você ter uma idéia…

Visita à Quinta do Vale do Meão – Douro

2 comentários sobre “Nossos / Our Videos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s