8 Acessórios Especiais (e úteis) para Quem Ama Vinho

Quando começamos a beber vinho, tudo o que precisamos é uma garrafa cheia deste líquido precioso, algo para abrí-la e um copo.  Ao longo do tempo é provável que nosso gosto pelo vinho fique mais sofisticado e com ele nossa necessidade de acessórios para desfrutá-lo. Alguns destes itens vão melhorar a experiência de beber vinho. Sim, ela pode realmente ficar melhor. Vamos por ordem de importância e utilidade.

1. Sacolinha apropriada para transportar vinho

Começando do princípio: tenha uma sacolinha específica para carregar suas garrafas de vinho. Você pode usar a sacolinha para levar vinho às festas com seus amigos ou ao nas compras de reabastecimento da adega. Pense bem, a maioria dos supermercados dá sacolas de papelão na compra de vinhos ou coloca umas redes de um material que obviamente representa um risco ao meio ambiente. Por favor, use sempre sua sacolinha, seja para 2, 4 ou 12 garrafas, que é super útil no caso de viagens e protege o meio ambiente.

Collage_Fotor9.jpg

2. Saca-Rolhas

Dahhnnn, jura? Juro. Deixa este negócio de abrir vinho com sapato e maçarico para youtubers sem amor ao vinho e aos próprios dedos. Existem dezenas de modelos de saca-rolhas, só eu tenho 3 tipos em casa. Um que ganhamos de presente e é muito sofisticado, o outro que está no logotipo da Eu levo Vinho, o de 2 bracinhos e que provavelmente você tem em casa (mas com este você precisará de um corta cápsula)  e o profissional ou de garçom como é conhecido. Este é o que recomendamos, depois que você pega o jeito ele é mais simples, rápido e dá a oportunidade de você se exibir para a família e amigos.

DSC03476

 

Collage_Fotor.jpg

 

Collage_Fotor1.jpg

3. Termômetro

Um basicão, deste de encaixar na garrafa já completa o serviço para você. A utilidade dele é esclarecer aquela dúvida que temos quando o vinho ainda está “fechado”, ou seja você não sente gosto nem cheiro de nada. Isso pode se dever à temperatura errada ou porque ele é ruim mesmo.

Collage_Fotor14.jpg

4. Uma “manga” para manter a temperatura dos vinhos.

Este é um elemento essencial, prático e barato para os amantes de vinho branco e espumantes (embora possa ser muito útil para os tintos em algumas partes do Brasil).

A manga é mantida na geladeira (no congelador, ela resseca e pode estragar) e você usa na hora que precisar. É muito mais barata e prática que várias opções de manter a temperatura do seu vinho. O balde de gelo destrói o rótulo e encharca tudo ao seu redor. Os coolers realmente bons são difíceis de encontrar, alguns são ruidosos ou não mantém a temperatura correta, além de serem comparativamente caros.

Collage_Fotor10.jpg

5. Corta gotas

Não é apenas uma afetação, não. Quem serve muito vinho para os amigos, sabe bem como é difícil para encher taças e taças e evitar que as irritantes e no caso dos profissionais, humilhantes, gotas caiam em toalhas de mesa ou pior, na pessoa que está sendo servida. Eles têm vários formatos: pequenos discos descartáveis (ou não) de alumínio maleável e bicos de acrílico. Os dois vão deixar você fazer bonito.

Collage_Fotor3.jpg

6. Uma tampa substituta para o vinho

Você retirou a rolha da garrafa, curtiu seu vinho, mas ainda tem metade para ser bebida em outra ocasião. Uma coisa é certa, se você não fechar a garrafa direito, você vai perder seu líquido. Então você busca a rolha e descobre que ela dilatou tanto que se recusa a regressar à garrafa ou pior, algum obsessivo por limpeza já jogou a rolha fora. Que fazer? Tenha sempre à mão um veda garrafas. De novo, existem inúmeros. Estes de metal, me deixam com a pulga atrás da orelha porque nunca se sabe a qualidade deles… A última coisa que queremos é consumir alumínio com nosso sagrado néctar. Existem os de rolha mesmo, mas que podem não vedar tão bem e os meus preferidos os de plásticos que são super difíceis de achar. Eles servem até para espumante, que vale dizer têm um substituto de tampa próprio que é difícil encaixar em todas as garrafas.

DSC03486Collage_Fotor4

7. Adega

Nada mais vai garantir que seus vinho envelheçam saudavelmente como uma boa adega. Ahhh, mas eu já tenho uma geladeira… Na adega não há aromas fortes que podem contaminar o vinho, nem alimentos ou outras bebidas que podem respingar sobre as garrafas e a temperatura não é a de serviço, a não ser no caso dos espumantes. Mas até que vale, pois mantêm as garrafas longe da luz, do calor e na horizontal.

8. Decanter

Raramente um vinho tem de ser decantado, mas alguns (incluindo vinhos brancos) podem beneficiar-se do procedimento.  A idéia é expor a maior superfície possível do vinho ao oxigênio, principalmente vinhos com uns 10 anos ou mais para que seus aromas e sabores se soltem com mais facilidade. Não se entusiasme e lembre da “falsiane”, o melhor amigo do vinho pode ser seu maior inimigo e você vai terminar com um horrível vinho oxidado mas mãos. Muita atenção, foco, calma e cuidado devem dar conta do recado. Isso sem contar que decanters são super charmoso e te fazem parecem muito descolado.

DSC03516.JPG

A lista de brinquedos pode seguir em frente:

. marcador de taças que na verdade acho bem útil em reuniões, porque na segunda taça, por aqui ninguém mais lembra onde pôs o copo. Afffff

Collage_Fotor8.jpg

. aerador. Faz exatamente o mesmo trabalho que o decanter, mas não detém as borras (sedimentos sólidos) comuns em vinhos mais velhos, portanto seria para “decantar” vinhos mais jovens. Não é tão descolado quanto o decanter, mas é bem bacana. O exemplo abaixo é de um aerador com filtro tipo peneira.

Collage_Fotor7.jpg

. caderninho para anotações de degustação. Se não tiver, não ha problema, a Moleskine oferece um modelinho no seu site e em português.

DSC03563.JPG

. Taças e mais taças.

Collage_Fotor5Collage_Fotor6

 

 

 

 

 

 

 

. garrafa pequena para armazenar vinhos sem deixar tanto ar como numa garrafa grande, mas cuidado, não vai esquecer de anotar o que tem dentro…

. Guia Básico de Vinho para consultar rapidinho e saber mais sobre a região ou uva que você está curtindo.

. tastevin que faz qualquer um parecer profissional.

Collage_Fotor2.jpg

. etiquetas com notas sobre o vinho.

. sabre para abrir espumantes, mas por favor certifique-se de aprender com um profissional porque isso pode ser mesmo perigoso.

Viu como tem cacareco? Agora cabe a você, selecionar com cuidado o que realmente serve ou não no seu dia-a-dia.

7 comentários sobre “8 Acessórios Especiais (e úteis) para Quem Ama Vinho

    1. Olá Zelma, Obrigada pelo interesse em nosso artigos. Desculpe a demora na resposta mas estou fora do Brasil. Espero que esteja acompanhando minhas aventuras pelo Facebook. Não tenho esta informação, mas minha colega e sommeliére super competente Ana Paula da Excelencia vinhos com certeza poderá lhe ajudar.Endereço: Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 2031 – Jardim Planalto, Campinas – SP, 13090-723, Brasil
      Telefone: +55 19 3254-2501

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s