4 Erros ao Armazenar seu Vinho Aberto

Se tem uma coisa boa no final de um dia agitado, trânsito e stress, é uma taça de vinho. Para alguns nem é um luxo, é essencial para a sobrevivência na montanha-russa da vida. Seja ele branco, tinto ou rosé, o vinho nos ajuda a desligar o 220 volts do dia e flutuar  para uma noite tranquila de paz e sono profundo. Mas há uma boa chance de que você não esteja tratando este ser bondoso como ele merece depois de abrir sua garrafa. Aqui estão os erros mais comuns e como evitá-los.

1. Seu vinho está mal fechado no balcão na cozinha

É uma ótima idéia. Abrir sua garrafa na segunda-feira e beber um copo cada noite até a sexta-feira, deixando sua garrafa ali mesmo no balcão, ao seu alcance. É prático, é relaxante, é econômico e é saudável. Porém deixar seu vinho mal fechado no balcão da cozinha é uma das maneiras mais seguras de garantir que até o final da semana, ele vá pro vinagre, literalmente. A exposição ao oxigênio e a proximidade a possíveis fontes de calor como o forno e fogão, irão assegurar que a degradação aconteça rapidamente e o resto da sua garrafa terminará no ralo da pia lá pela quarta ou quinta-feira.

Collage_Fotor11.jpg

2. Vinho aberto na geladeira, só se for branco.

Vinho branco e geladeira parecem ter uma conexão muito forte, desde o momento de servir, até o momento de conservar. Realmente, o serviço do vinho tinto, não requer geladeira, se você tiver adega, porém a conservação do vinho tinto na geladeira é essencial para sua duração. A nossa amiga geladeira vai proteger não só o seu vinho branco como o tinto das variações de temperatura.

Collage_Fotor13.jpg

3. Você consome vinhos diariamente, mas se recusa a experimentar o bag-in-box. 

Eu sei, eu sei, a garrafa, a rolha, o ritual, é tudo um charme. Mas pensa bem no quanto você vai economizar com o bag-in-box. E não é só isso, é muito mais sustentável. Você bebe seu vinho com moderação, economiza e protege a natureza. Perfeito.

Mas não é só isso porque, graças à tecnologia do bag-in-box, quando você se serve, o ar não é capaz de entrar. Isso significa que cada taça retirada da caixa é praticamente uma garrafa recém-aberta. Dê uma chance ao BiB (para os íntimos), escolha um Bib de uma garrafa que você provou – no Brasil não são muito comuns, mas você encontra – e se gostar, leve para casa. Depois conta pra gente.

IMG_0843.JPG

4. Você não espera seu vinho chegar à temperatura correta.

A gente entende. Às vezes as mãos são mais rápidas que a razão e no impulso de degustar uma taça de vinho no fim do dia, a gente simplesmente não tem paciência de esperar.  O seu vinho guardado na geladeira pede muito pouco: cerca de 5 minutos para brancos e 10 minutos para os tintos, na taça, fora da geladeira serão suficientes. Isso permitirá que todos os sabores e aromas do vinho voltem à vida e você vai se divertir muito mais.

Collage_Fotor12.jpg

Então você já tem bem claro, o oxigênio e a temperatura são as “falsianes” do mundo do vinho. Podem ser muito amigos ou ou piores inimigos. Logo, logo a gente vem com mais dicas do que você precisa para cuidar bem do seu vinho.

2 comentários sobre “4 Erros ao Armazenar seu Vinho Aberto

  1. Muito boa a matéria!!!
    Só estranhei vc mencionar o BiB (para os intimos)…achava que estes não eram bons vinhos…na verdade não confio muito nestas embalagens, porque não consigo ver o líquido por um todo(talvez ignorância minha)
    Valeu pela dica de conservação!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s