Não cheire a rolha!

Cena muito frequente em qualquer restaurante: você pede um vinho e o garçom (acho que um sommelier não faria isso) abre a garrafa, apresenta a rolha e você não tem idéia do que fazer com ela. A sabedoria popular diz que você deveria cheirar a rolha, um ritual que tem resistido com o passar dos anos ao redor de todo o mundo do vinho, alimentado a imagem esnobe da bebida por décadas. Agora a grande “novidade” é que quando você cheirar a rolha atentamente, você sentirá provavelmente 2 aromas: cortiça e vinho. Pouca surpresa, não?!

Observar a rolha é mais interessante que cheirá-la. Mas você pode pensar que uma rolha detonada quer dizer que  o vinho já era, quando na verdade, pode ser que só ela se danificou e o conteúdo interno ainda não envelheceu o suficiente para estragar.

foto 2
Certamente um vinho antigo, algumas notas de farmácia, verniz, esmalte, balsâmico, mas perfeitamente saudável, pois a rolha havia se deteriorado na parte externa e se mantido no contato com o vinho, protegendo-o.

Então, por que raios as pessoas cheiram a rolha?

DSC08509

Para entender este costume, temos que voltar no tempo e buscar a época em que Bordeaux se tornou uma a região vinícola mais famosa do mundo. E já naquela época, começaram a aparecer as cópias baratas e falsificações de garrafas e rótulos dos chateaux mais famosos e conhecidos internacionalmente.

A fim de se proteger contra para os falsificadores e perder dinheiro para eles, a solução foi criar inscrições únicas sobre as rolhas no interior das garrafas. Se você fosse um cliente habitual do chateau, reconheceria facilmente sua inscrição única, e, olhando para a cortiça, você poderia confirmar ou não o vinho era um verdadeiro ou falso.

DSC00197

Assim, quando um garçom apresenta-lhe a rolha, ele ou ela está apenas honrando uma antiga tradição. Sorria, agradeça e siga a análise visual, olfato gustativa que é o que realmente interessa. Lembra do nosso post: Como Ter Certeza que o Seu Vinho Estragou?

Fonte: dont-smell-cork

2 comentários sobre “Não cheire a rolha!

  1. olá. não tentando corrigir a publicação mas,deixo apenas uma pergunta.
    qual seria melhor, só com avaliação da rolha saber que o vinho não estar bom? não digo cheirar! ou Degustar um vinho que já estar ruim e ter que sentir uma sensação desagradável no paladar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s