5 dicas para aproveitar sua degustação

Acho que não há nada mais divertido para um winelover do que uma boa sessão de degustação. Eu, pessoalmente, me sinto como uma criança numa loja de brinquedos. E isso é especialmente divertido quando você está de férias em algumas das várias regiões vinícolas do mundo saltando alegremente de vinícola em vinícola se achando munido de todos os poderes de Baco. Até porque o vinho faz você se sentir assim. Então para tirar o máximo desta fantástica oportunidade de aprendizagem prazerosa, nunca podemos esquecer que estamos falando de álcool e por isso temos 5 dicas poderosas para você fazer bonito nas suas degustações.

DSC_0316.JPG
Tá se achando “O” Baco.
  1. Note bem: uma sala de degustação não é um bar.

Você vai num bar e paga para desfrutar de momentos especiais com amigos. Você vai a uma degustação para aprender sobre vinhos e escutar sobre eles diretamente de quem os produz ou os importa. São lugares diferentes que requerem comportamentos distintos. Portanto:

  • Não se pendure na mesa do produtor / importador. Rode a sala, busque a mesa menos atribulada e espere um momento mais adequado. Sua experiência será muito melhor.
  • Não tente chamar a atenção do sommelier falando alto ou sacudindo seu copo freneticamente. Ele é um profissional, está acostumado com estes eventos, com certeza já lhe viu e vai lhe atender oportunamente.
  • Junte-se a uma conversa para aprender sobre o vinho, mas não a interrompa. Pergunte e se interesse pelo produto, garanto que quem está lhe servindo o vinho vai se sentir recompensado. Não é hora de timidez. Pergunte mesmo.
DSC00197
Tranquilidade e atenção trazem o melhor na degustação.

2. Nunca se embriague. Nunca, nunca mesmo.

Se você gosta de embriagar-se, lembre-se que há um lugar e um momento para isso. E acredite, não é numa degustação. O álcool é uma tentação. Numa sala onde você tem todo o vinho do mundo a sua disposição, a tentação de ultrapassar limites pode ser muito grande para alguns. Não ceda. Você vai pagar com sua imagem e com sua saúde. Por isso, cuspa a maior parte das vezes no recipiente adequado (as cuspideiras). Eu sei que no começo a gente fica envergonhado, mas com o tempo e a prática você pega o jeito, prova mais vinhos do que se engolisse todos, sai com sua reputação intacta e dribla a ressaca do dia seguinte. Dica: tenha sempre um guardanapinho na mão para casos de acidentes e beba a água normalmente fornecidas nestes eventos.

IMG_7370.JPG

3. Não leve seus 49 melhores amigos sem aviso prévio ao organizador do evento / vinícola.

Seja num evento ou numa vinícola, tenha certeza que aqueles que vão lhe recepcionar estão preparados para a quantidade de pessoas e o objetivo delas (profissionais ou enófilos?). O serviço será muito melhor e vocês aproveitarão muito mais.

DSC00195

4. Seja muito elegante: compre 1 ou 2 garrafas.

Com os preços altos do vinho no Brasil, é bastante normal que em alguns eventos as empresas vendam alguns vinhos para tentar equilibrar as contas. Nas vinícolas isso é obviamente, praxe. Então seja uma pessoa bacana e compre 1 garrafa daquele que você mais gostou. Assim todo mundo fica feliz!

IMG_5532
Uma garrafinha só!

5. Não dirija. 

Sem fotinho, nem brincadeira. Não é exatamente novidade, mas vamos reforçar. Você pode até argumentar que cuspiu a maior parte dos vinhos, mas não vale a pena arriscar a sua vida ou a dos outros. Fora que se for pego numa blitz vai ter uma dor de cabeça imensa. E não será do vinho….

Fonte: 9 mistakes you are making at a tasting room

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s