Será que crescer o mercado de vinhos no Brasil passa pelo patrocínio de mega-eventos?

Bob Litwin, um experiente jogador de tênis, # 1 do mundo e 18 vezes Campeão Nacional de Tênis nos EUA, hoje trabalha como treinador de desempenho, não só com atletas mas com advogados, médicos, dentistas, empresários e outros. Um dos desejos deste ex-atleta visionário é alcançar um público raramente alvo dos marketeiros deste ramo: os Baby Boomers, a geração nascida no pós guerra que hoje tem entre 50 e 70 anos.

top_slider_011.png

Esta geração quer ficar em forma, se sentir mais jovem e se divertir, por isso o Bob gostaria muito de ver um fabricante de artigos esportivos, como a Nike ou a Adidas, criar uma campanha de marketing onde o pessoal desta geração possa testemunhar sobre como se sentem mais jovens através da prática de exercícios. A população dos Baby Boomers cresce num ritmo mais rápido do que todos os outros grupos etários combinados e gastam mais do que outras gerações com cuidados de saúde e combate ao envelhecimento. E cá entre nós, o vinho também pode ser uma ótima oportunidade para este público alvo.

IMG-20160721-WA0021
Está aqui a mamãe que não me deixa mentir, a Dna. Valtair, segundo o coordenador da academia, um exemplo, do alto de seus 76 anos de vida bem (cuidados) e vividos. 

Mas este não é um sonho só do Bob para os Baby Boomers.  A atleta Jackie Joyner-Kersee, 3 vezes medalhista de ouro olímpico e uma das maiores atletas de heptatlo feminino e salto em comprimento de todos os tempos, está preocupada com o consumo de bebidas açucaradas que levam à obesidade e estilos de vida insalubres em qualquer idade e o modo como as empresas irão abordar seus consumidores em relação a este polêmico tema.

sp11798_0

Ou seja, o esporte e a alimentação sempre caminharam juntos, mas com o avanço da ciência, da longevidade e da compreensão da essência da humanidade cada vez se pode explicar mais detalhadamente porque uma escolha é melhor que a outra.

No nosso post mais recente, vimos porque uma das 10 maiores vinícolas do mundo, a Jacob’s Creek, escolheu o tenista sérvio # 1 do mundo para representar seu espírito e comunicar seus valores, especialmente para os Millenials, a geração imediatamente posterior aos Baby Boomers e que deseja ver ídolos que representem não só luta, esforço, conquista, superação, mas que valorizem a diversidade e o modo como cada um de nós contribui para fazer do mundo um lugar melhor.

quote-when-the-last-point-is-done-we-are-humans-give-your-opponent-a-hug-and-say-great-fight-novak-djokovic-86-91-98
Vencer é importante. Mas o comportamento do campeão, neste caso advindo da adversidade, conflito racial e luta pela mera sobrevivência foi um fator chave.

No Brasil, a Lidio Carraro, vinícola de Bento Gonçalves, abraçou a causa do esporte de uma forma surpreendentemente abrangente para nosso nível de evolução de mercado.

DSC_0287

 

A primeira vez que a vinícola familiar, encabeçada pelo casal Lidio e Isabel e tocada pelos filhos Patrícia, Giovanni e Juliano, envolveu-se num evento esportivo de porte foi em 2007. A vinícola produziu o vinho oficial dos jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro.

irok64

Em 2010, a Lidio Carraro forneceu bebidas para o 30º aniversário da Stock Car.

lidio pan

Mas o pulo do gato veio em 2014 com a participação na Copa do Mundo com 3 tipos de vinhos diferentes.

  • O branco utilizava as 3 uvas brancas mais representativas do Rio Grande do Sul: Chardonnay, Moscato e Riesling Itálico.
  • O rosé era elaborado com as uvas Pinot Noir, Merlot e Touriga Nacional.
  • O tinto teria sido uma homenagem ao futebol com 11 jogadores (uvas): Merlot, Cabernet Sauvignon, Teroldego, Touriga Nacional, Tannat, Ancellotta, Nebbiolo, Tempranillo, Pinot Noir, Alicante e Malbec

FACES

“Se a Seleção tivesse vencido a Copa do Mundo muito provavelmente faltaria vinho da Linha Faces para comemorar. Mas uma taça já levantamos: a da exposição do vinho brasileiro no Mundial.” A declaração é de Patricia Carraro, diretora de marketing da Lidio Carraro. A alegria se deve aos objetivos alcançados – entre eles a comercialização, até o final de agosto, de 90% das 600 mil garrafas da linha especial feita para brindar o futebol brasileiro. Desse total, dois terços foram vendidos em território nacional e o restante enviado para o exterior. Impulsionada pela visibilidade do Faces, no último ano a empresa  triplicou as suas exportações. Ao todo, cerca de 20 países agora puderam provar os rótulos da empresa. Até maio, a companhia já havia exportado 90% do que esperava para o ano inteiro. No Brasil, o faturamento da vinícola alcançou o expressivo crescimento de 185% no ano passado, quase três vezes mais do que em 2012. Note-se que tudo isso segundo a companhia que por sinal, não revela sua receita anual.

A Lidio Carraro foi a marca exclusiva de vinhos e espumantes do Rio Open que aconteceu em fevereiro de 2016.

Lidio-Carraro-Dádivas-Espumante-Brut-com-bolas-de-tênis

E há poucos meses, a empresa lançou os primeiros rótulos dos vinhos dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos a serem realizados no Rio de Janeiro em agosto.

É interessante observar a emulação desta marca estrangeira gigante por uma vinícola brasileira que se auto intitula “boutique”, porque a situação do Brasil é completamente diferente, não só pelo mercado, mas pela empresa e pelos consumidores. Abraçar o esporte pode ser interessante para qualquer empresa, porém com um consumo per capta de vinho no Brasil estagnado em 1,5 lt há décadas ainda há muitas prioridades estratégicas em termos de marketing antes  do patrocínio geralmente milionário de grandes eventos.

Em nossa visão o caminho ainda percorre o básico na distribuição de um produto com qualidade/preço que atraia uma massa crítica de consumidores, a desmistificação do produto e a veiculação de campanhas publicitárias massivas que leve isso ao grande público consumidor. Aí sim, nos parece que estaríamos investindo para construir um mercado de vinho sustentável no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s