Grasse: vinhos, conquistas e perfumes. Aprendendo tudo isso com Napoleão.

Vamos encontrar nosso ilustre guia em um momento iluminado de sua vida. Em dezembro de 1804 o ambicioso Napoleão é coroado imperador aos 35 anos de idade. Após inúmeras campanhas militares e vitórias em batalhas importantes por todo o continente europeu, ele havia atingido o maior de seus objetivos.

Pintura retrato de Napoleão na perfumaria Galimard.
Pintura retrato de Napoleão na perfumaria Galimard.

No entanto, como dizem por aí, não há mal que nunca termine nem bem que dure para sempre, e em março de 1814, o imperador que já havia sido derrotado na Rússia em 1812 e na Alemanha em 1813, não pode impedir os russos e os austríacos de invadirem a França e se apoderarem de Paris.

Desesperado por uma ofensiva e por negociar com os aliados, Napoleão abdica no dia 11 de abril enquanto Luis XVIII vem recuperar a coroa da França. Mas tudo o que ele consegue é terminar isolado, com uma parte de sua tropa na Ilha de Elba cuja soberania lhe foi concedida.

No dia 26 de fevereiro de 1815, Napoleão escapa de seu exílio na Ilha de Elba onde ele viveu por mais de 10 meses. Separado da família e sabendo que muitos franceses estão insatisfeitos com Luis XVIII, ele tinha outra razão importante para esta reconquista: ele precisa dos 2 milhões de francos anuais que o rei prometeu lhe enviar para manter sua guarda e nunca mandou. É o começo da reconquista para o governo dos 100 dias.

Ás 5 da manhã do dia 1. de março, Napoleão desembarca na margem do Vallauris na enseada do golfo Juan, Cannes. Hoje a cidade é palco de badalação de estrelas da música e do cinema, passarela de magnatas das mais diversas nacionalidades cujas fortunas têm origem distintas, porém antigamente era um agitado porto de entrada para França, junto à vizinha Marselha, rota movimentada por comerciantes e piratas. Vai ver nem mudou tanto assim.

Vista de Cannes. Hoje palco de badalação de estrelas da música e do cinema, antigamente era um movimentado porto de entrada para França, junto com Marseille.
Vista de Cannes.

Após esperarem em vão pela ajuda da guarnição de Antibes, pois os 25 entusiasmados soldados que entraram gritando ‘Viva Napoleão’ na cidade, acabaram presos, tomados por loucos, a tropa partiu pelo “Grand Chemin des Alpes” rota difícil, mas direta que permitiria evitar os defensores do rei no vale do Rhône e viajar mais depressa que as notícias da volta do imperador. Nesta primeira noite, dormem nas areias brancas e limpas do que um dia será a Croisette.

Hoje a Croisette conta com alguns dos melhores hotéis do mundo como por exemplo o Ritz Carlton. Na época Napoleão dormiu na areia mesmo.
Hoje a Croisette conta com alguns dos melhores hotéis do mundo como por exemplo o Ritz-Carlton. Na época Napoleão dormiu na areia mesmo.

A escolha por dormir na areias de Croisette é simples. Chegando em silêncio, na calada da noite, a tropa preferiu se manter longe da cidade antiga de Cannes. O belo Suquet.

O relógio do Suquet marca a parte alta (a única, na verdade) de Cannes.
O relógio do Suquet marca a parte alta (a única, na verdade) de Cannes.
As ruelas estreitas da cidade antiga escondem história e contrastam com a badalação da Cannes "nova".
As ruelas estreitas da cidade antiga escondem história e contrastam com a badalação da Cannes “nova”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 2 de março a tropa se levanta junto com o sol e se põe em marcha, chegando a Grasse ainda pela manhã.

As marcas da passagem de Napoleão estão por todo o lado.
As marcas da passagem de Napoleão estão por todo o lado.

A pequena e simpática cidade de Grasse é conhecida por sua tradição na produção de perfumes.

_DSC0607
Nos perfumes, assim como nos vinhos, os aromas se completam e se combinam para formar um todo que deve possuir equilíbrio para ser perfeito.

Quem já visitou a Provença pode testemunhar que a paixão francesa pelos aromas vai muito além das extensas plantações de lavanda. Isso vem desde Luís XIV, o rei Sol que preconizava uma França símbolo do luxo, do bom-gosto e da sofisticação.

_DSC0204
Um mascate perfumista com todos os seus apetrechos.

Fazer perfume é um pouco como fazer vinho, pois envolve os sentidos da visão e do olfato também. Os aromas se completam e se combinam formando um todo. Os perfumes mais complexos e equilibrados são os que normalmente agradam mais. As 2 artes também evocam sedução e paixão física através da excitação destes mesmos sentidos.

_DSC0187
Laboratório da Galimard.

Em Grasse, você vai encontrar 3 perfumarias muito legais que você pode visitar gratuitamente. A Moulinard, a Galimard e a Fragonard. Parece piada, mas os nomes são assim mesmo. A Galimard é bacana porque tem um museu que explica a fabricação dos perfumes passo a passo. A Moulinard é a mais simplezinha de todas, não tem muito para ver. Além disso topei fazer um curso de perfumista de 1 hora que na realidade era misturar 1 base com 3 aromas em 5 minutos. Por 30 euros, valor que paga alguns perfumes bem legais. Fuja desta! Há outras opções dos tais cursos, vale procurar e se informar bem para evitar desapontamentos. A Fragonard tem um museu muito completo e cheio de curiosidades sobre o mundo do perfume e a família. Vale a visita.

Aliás se você está mesmo louco para conhecer sobre perfumes, recomendo o Dênis Pagani. Ainda não tive oportunidade de fazer o curso dele aqui no Brasil, em São Paulo mesmo, mas é super recomendado.

A Galimard é bacana porque tem um museu que explica a fabricação dos perfumes passo a passo.
A Galimard é bacana porque tem um museu que explica a fabricação dos perfumes passo a passo.

 

 

 

 

 

 

 

 

A Moulinard é a mais simplezinha de todas. Além disso topei fazer um curso de perfumista de 1 hora que na realidade era misturar 1 base com 3 aromas em 5 minutos. Por 30 euros. Fuja desta!
A Moulinard é a mais simplezinha de todas. Não caia no conto do curso!

 

 

 

 

 

 

 

 

A Fragonard tem um museu muito completo e cheio de curiosidades sobre o mundo do perfume. Vale a visita.
A Fragonard tem um museu muito completo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas voltando à vida do nosso guia e sua peripécias, dia 7 de março, Napoleão chega a Grenoble. Lá o ‘aventureiro’ torna-se ‘príncipe’. É o fim de um período importante do retorno que parece ser triunfal. Este caminho percorrido ficou conhecido como a Rota de Napoleão.

A rota de Napoleão é bem sinalizada e vale a viagem.
A rota de Napoleão é bem sinalizada e vale a viagem.

De Grenoble, ele se dirige a Paris para 100 dias de poder que vão culminar na derrota final em Waterloo e em seu exílio, agora na Ilha de Santa Helena, até sua morte em 1821 aos 51 anos.

_DSC0597
A essência de Napoleão. Apesar da polêmica em torno de sua sangrenta ambição que trouxe tantas guerras à Europa, ainda muito admirado pelos franceses e por militares do mundo todo.
DSC02310
A Galimard produz o perfume em homenagem a Napoleão que leva o ano do fim de seu império (1815) e não o de sua passagem pela cidade (1814).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostou da dica? Então quando estiver pela Provença, não inclua Cannes no seu roteiro pela badalação, mas por sua rica história.

Acompanhe nosso posts porque vamos dar mais dicas sobre visitas imperdíveis para você que vai à Provença.

Bibliografia: Route Napoleon – Guides Gallimard e Napoleão Uma Biografia Literária – Alexandre Dumas.

2 comentários sobre “Grasse: vinhos, conquistas e perfumes. Aprendendo tudo isso com Napoleão.

  1. Grasse merece pelo menos um dia, de preferencia no outono, com temperaturas amenas e poucos turistas. As pequenas lojas de perfumistas independentes podem ter agradáveis surpresas por preços convidativos e a loja da Fragonard é bem completa embora com preços iguais a Cannes e Nice. A arquitetura é magnifica e como quase todas as cidades na região a historia esta presente em cada detalhe e viela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s