“Além do Tempo”, finalmente a chance que o vinho precisava na TV brasileira?

Na TV americana, basta sintonizar qualquer seriado que não seja infantil e lhe garanto que vai aparecer alguém com uma taça de vinho na mão. Desde o homem de negócios tomando decisões importantes, passando pelo casal apaixonado desfrutando momento juntos, até a mocinha do filme de terror tentando relaxar antes do ataque do psicopata, todos têm em comum uma tacinha de vinho na mão.

O vinho passa a imagem de momento especial, sofisticação, romantismo, relaxamento e é portanto utilizado para reforçar estas mensagens. No Brasil, a imagem do vinho é a mesma, mas a TV brasileira nunca utiliza a bebida. E isto certamente tem impacto. O vinho que é parte importante de 2 dos povos que colonizaram o Brasil (portugueses e italianos) é insignificante na nossa cultura.

Tudo que aparece na novela é um elemento de desejo, é o que chamamos de aspiracional no marketing. Você quer o batom da mocinha, o vestido da vilã, o relógio do herói… E esperamos que daqui para diante comecemos a ver o vinho como parte de nosso dia-a-dia. Toda uma novela girando em torno da produção e da cultura do vinho só tende a aproximar a população deste bom hábito.

Em termos técnicos, ainda tem muita confusão e gente falando demais quando sabe de menos. Por exemplo, a idéia de que um Merlot 2005 brasileiro seja confundido com um Bordeaux por um especialista (veja link) me intriga enormemente. Até porque o corte bordalês inclui outras 2 uvas, a Cabernet Franc e a Cabernet Sauvignon, o que faz destes vinhos, produtos completamente diferentes….  Porém acredito que o que vale é a intenção. Faz já quase 3 décadas (pois é …) que eu não assisto novela. Mas acho que por “Além do Tempo” vou mudar minha atitude.

E você, vai beber mais vinho?

http://www.ibravin.org.br/noticias/nova-fase-de-alem-do-tempo-reforca-protagonismo-dos-vinhos-brasileiros-em-rede-nacional.php

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s