Beber vinho tinto não vai te ajudar a perder peso. NÃO MESMO.

Este é um exemplo típico de informação leviana publicada fora do contexto. A internet está cheia de informação. Cheia mesmo. A maioria de nós só recebe o que lê e repassa. Não processa direito, nem se importa com a fonte. E os memes engraçadinhos e cheios de intenções perniciosas? Pode me chamar de água-chope (vinho neste caso), de chata ou de enochata, mas quem trabalha todos os dias com vinho tem a obrigação de alertar sobre os perigos do consumo exagerado de bebida alcoólica, seja ela qual for. Depois disso, livre arbitro está aí para usar, não é mesmo? A escolha final será sempre sua.

Se você não acredita em mim, olhe os comentários da National Health Service do Reino Unido sobre a pesquisa original no link Beber vinho tinto não vai te ajudar a perder peso.. Está em inglês. Se você não quiser jogar no Google Translator, joguei a conclusão para te ajudar. Saúde!

Conclusão

Esta pesquisa com animais de laboratório e tem demonstrado que o resveratrol pode estimular o desenvolvimento de células de gordura marrom no tecido adiposo branco. Os adultos têm muito pouca gordura marrom e supõe-se que aumentar o seu número delas poderia evitar o acúmulo de mais gordura branca e assim combater a obesidade.
Os pesquisadores olharam para o potencial do resveratrol, um polifenol encontrado em uvas vermelhas e descobriram que ele pode estimular mais o desenvolvimento destas células-marrom de gordura no tecido adiposo branco de ratos. No entanto, é difícil tirar muito mais significado desta informação.
Estudos em camundongos podem dar uma indicação dos processos biológicos que podem também funcionar em seres humanos, mas não são idênticos. Nós não sabemos ao certo se consumirmos resveratrol diariamente nós também começaríamos a desenvolver mais células de gordura marrom em nosso tecido adiposo. Mesmo que nós o fizermos, nós não sabemos se isso iria causar perda de peso ou obesidade e seus riscos para a saúde.
Além disso, é claro que, embora o resveratrol pode ser encontrado no vinho tinto, os ratinhos não tomaram vinho tinto diariamente. A quantidade de resveratrol encontrado no vinho é uma fração do que presente em uvas e morangos, pois o vinho é filtrado durante o processo de produção de vinho. Você ganharia mais resveratrol comendo as uvas do que bebendo vinho – mas isso dá uma manchete muito menos emocionante.
Vinho também é rico em calorias, o que pode anular qualquer pequeno benefício teórico que você pode ganhar em tentar converter gordura branca para marrom. Uma alta ingestão de álcool também é conhecido por ser associada a muitos riscos de saúde tanto no curto quanto no longo prazo. Os riscos comprovados de beber muito vinho tinto provavelmente superam eventuais benefícios de tentar converter gordura branca em gordura marrom.
Em geral, o estudo não fornece nenhuma evidência que beber vinho tinto vai ajudar você a perder peso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s