China ou Estados Unidos? 12 motivos para você acreditar em quem oferece o melhor mercado mundial para o vinho durante a próxima década

Os EUA foram o convidado de honra da Vinexpo 2015, pois os analistas econômicos apontam o país como o de maior potencial para o crescimento das vendas de vinhos e destilados pelos próximos 10 anos.

A China que até agora gozava deste título, obviamente não gostou nada da mudança e provocou uma série de debates para discutir o potencial dos dois países no futuro. Você recebe aqui todos os dados em primeira mão e tira suas próprias conclusões.

O primeiro fator a ser levado em consideração é a economia chinesa, que deve ultrapassar a americana, tornando-se a primeira do mundo até 2025.

A China, além de ser o país mais populoso do mundo com mais de 20% da população mundial, apresenta as taxas de crescimento de PIB mais altas, é considerada hoje o banco do mundo devido ao poder de poupança de sua população e é o maior negociante do planeta desde 2013. (Dados: OECD / Wordbank / IMF)

Em relação ao vinho, a China apresentou um crescimento de mercado único por 20 anos! Mesmo com impostos de importação de 48%…

Evolução do consumo na China em volume (em caixas de 9 litros).

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Ao contrário do que se possa pensar, não há razões culturais para os consumidores chineses não consumirem mais vinho, pois Japão e Hong Kong já apresentam taxas de consumo interessantes. Se você se perguntou quanto o Brasil consome, eu respondo: 2 litros per capita. Mesmo número de bem antes de 2008…

Nível de consumo per capita na Ásia (em litros por ano e per capita)

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A população chinesa em idade legal de beber é de 1.043 bilhões de pessoas. É muita gente, mas a bebida mais popular é um destilado, o Baijiu, fazendo dele 38% do consumo global de destilados (em volume). Num outro dado impressionante, os chineses consomem 27% de toda a cerveja do mundo, fazendo deles um mercado 2 vezes maior que os EUA.

O interesse pelo vinho por lá é tanto que nestes 20 anos a China alcançou a posição de 5º maior área plantada de vinhedos do mundo, é o 7º maior produtor mundial e o 5º maior consumidor de vinho do mundo.

Volume de vinho (tranquilo e espumante) consumido em milhões de caixas de 9 litros.

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Isso, contando com uma oferta cada vez maior de países, estilos e varietais, consumidores jovens e mulheres assumindo  um papel mais importante no consumo, uma base maior de consumidores expostos a vinhos importados, a saída de traders oportunistas e a consolidação da cadeia de distribuição.

Os chineses bebem vinho pelos benefícios à saúde. Isso mesmo. Por isso, a China deve se tornar o maior consumidor de vinho tinto no mundo em 2018, ultrapassando até mesmo os EUA.

Volume de vinho tinto consumido em milhões de caixas de 9 litros

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Apesar da maior parte do vinho consumido ser de origem local, cada vez mais vinho importado tem sido incorporado ao dia a dia dos chineses e os padrões de consumo por origem estão alcançando os níveis mundiais.

Consumo mundial de vinho em 2013.

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Tanto é verdade, que hoje a China faz parte dos chamados mercados produtores de vinho “abertos”.

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Mas a melhora na oferta é fundamental.

Comparação de qualidade da oferta do vinho China vs. mundo.

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Hoje, 38 milhões de lares chineses consomem vinho importado pelo menos 2 vezes por ano, este número pode subir para 83 milhões até 2020.

Mas obviamente, tudo isso depende de uma série de fatores. Hoje os fatos são:

1) Os EUA podem apresentar “só” 2% de crescimento PIB, mas estes 2% são puxados pelo consumo. Na China, o crescimento do PIB é ainda muito turbinado pelo governo.

2) Os EUA consumiram o equivalente a 314 milhões de caixas de 9 litros de vinhos em 2014 e a China ficou nos 151 milhões.

3) As taxas de crescimento no consumo de vinho na China tem variado enorme e bruscamente, o que pode se tornar um pesadelo para quem ambiciona exportar para este mercado, enquanto os EUA tem crescido mais lenta, porém constante e de maneira mais sustentável.

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Dados: Wine Intelligence, The IWSR 2015

4) Outro ponto importante é o incremento crescente na qualidade do vinho ofertado nos EUA:

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Dados: Nielsen

5) Também nos EUA, a penetração do vinho tem crescido:
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Vinho tranquilo, população adulta. Dados: IWSR

6) A Geração Milênio: os EUA contam com 90 milhões de consumidores de vinhos regular, 32% deles nasceram entre 1980 e 2000 , ou seja quase 30 milhões são da geração Milênio, ansiosa por experimentar novos produtos.

7) Vinhos espumantes: os EUA são o 4º maior mercado no mundo com o equivalente a 18 milhões de caixas de 9 litros em 2014 e cresceu 2% em 2014 vs. 2013 (IWSR 2015) e vinhos rosés: Os EUA são o 4º maior mercado no mundo com o equivalente a 33 milhões de caixas de 9 litros em 2014 (IWSR 2015), permanecendo estável em 2014 vs. 2013 (CIVP 2015)

8) Os EUA são o 1º mercado potencial mundial para vinhos leves entre 8 mercados testados. Vinho leves são considerados aqueles com com graduação alcoólica menor, abaixo de 10,5Gl. (Wine Intelligence 2014)

9) Na realidade, o potencial dos EUA é ainda enorme.

Penetração e tamanho da população consumidora de vinho em alguns mercados.

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  • O tamanho do círculo indica o tamanho da população que toma vinho regularmente (1 vez ao mês) e o número exato está expresso no centro do círculo (consumidores de vinho importado em áreas e/ou cidades selecionadas no Brasil, México, Rússia, Coréia do Sul e China) em milhões.
  • A parte em azul indica penetração do mercado de vinho.

10) O potencial de crescimento de mercado. Número de habitantes.

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11) O cruzamento do fator econômico com os dados sobre mercado de vinhos:

Fatores Econômicos

  • Tamanho da população adultaPIB per capita e tendência
  • GNI per capita
  • Poder aquisitivo
  • Desemprego
  • Índice de corrupção
  • Número de Starbucks (medida de globalização)

Dados do Mercado de Vinho

  • Volume do mercado de vinho e tendência
  • Volume de vinho importado e tendência
  • Consumo per capita e tendência
  • Valor do mercado de vinho e tendência
  • Preço unitário no recado de vinho
  • População que consome vinho
  • Crescimento potencial da população que consome vinho
  • Acessibilidade do mercado

No fim das contas, o resultado fica assim:

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12) O fato é que sim, a China será 1 dos 3 maiores consumidores de vinho do mundo até 2025.

  1. EUA 356 milhões de caixas de 9 litros
  2. Alemanha 280 milhões de caixas de 9 litros
  3. China 270 milhões de caixas de 9 litros

Mas os EUA serão o primeiro.

Onde você apostaria suas fichas? Tá de olho no mercado americano de vinhos? Então não perca o próximo post.

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