Dicas para que a sua noite de queijos e vinhos seja um sucesso!

O friozinho está chegando com força e bem a tempo do dia dos namorados. Ficar em casa pode ser uma boa idéia, ainda mais com a opção de fazer uma noite de queijos e vinhos, seja a dois ou para uma reunião de amigos ou familiares. E nem se preocupe se onde você mora não estiver frio! Aqui a gente explica direitinho como fazer uma noite saborosa e elegante.

wine_cheese_mostarda_1319079_h

Por onde começar

Vamos começar lembrando que os queijos são bem diferentes. Assim como os vinhos. E que combinam entre si de acordo com determinadas características.
A regra fundamental é: o sabor do queijo deve se sobrepor ao sabor do vinho. Por isso, queijos leves nunca devem ser servidos junto com vinhos encorpados, sobretudo vinhos que passam por maturação em madeira (barril de carvalho).
Mas bonito mesmo é uma mesa cheia de opções de queijos e vinhos. E melhor ainda se estiver enfeitada com embutidos e frutas frescas ou secas. Para que a sua mesa fique linda e seus convidados encontrem facilmente o vinho e o queijo que harmonizam entre si, organize as sugestões separadamente.

1140199372-12566

Fácil como 1, 2, 3

1) Comece com os queijos brancos e frescos (mussarela de búfala ou minas frescal) que combinam bem com vinhos brancos leves e frutados como por exemplo o riesling, viognier ou sauvignon blanc.
2) Prossiga com os queijos de massa mole ou firme, mas não os curados ou com pouca cura como, por exemplo, o brie, camembert, emmental, gouda ou cheddar que combinam melhor com brancos mais elaborados como um chardonnay com algum tempo de madeira (alguns meses em barris de carvalho) ou tintos leves ou médios como o chianti, merlot e pinot noir.
Obs.: os champagnes, proseccos, cavas e espumantes em geral harmonizam bem com a regra 1 e 2.
3) Finalize com os queijos mais encorpados, de massa firme e curados (sobretudo os que possuem fungos, como o dannish blue, roquefort e gorgonzola) que combinam com vinhos mais encorpados e secos com passagem por barril de carvalho, como o jerez, shiraz, malbec e cabernet sauvignon. Se quiser ousar, sirva vinho do porto ou vinhos de sobremesa como os Tokaji e os late harvest na harmonização com estes queijos.

mesa

Use tábuas de madeira para dividir os grupos e facilitar a vida dos convidados. Você pode explicar que existe uma ordem de consumo para propiciar mais prazer ao paladar ou pode servir os queijos e vinhos como se fossem pratos: entrada, prato principal, sobremesa. 1, 2, 3. Pois o mais indicado é servir os queijos e os vinhos dos mais simples (ambos) aos mais complexos.
Essa dica vale para o clima. Nas noites mais quentes, você serve 1 e 2. Deixa o passo 3 para as noites mais frias.
Deixe faquinhas apropriadas junto aos queijos e evite misturá-las para não mesclar os sabores.
4 ou 5 tipos de queijos e 2 ou 3 tipos de vinhos são mais que suficientes. Dependendo, é claro, do seu orçamento e do número de convidados. Numa reunião maior, cada grupo poderia contar com 2 garrafas de vinhos diferentes, o que enriquece muito o prazer da degustação, do mesmo queijo com vinhos distintos e vice-versa, mas olho no orçamento.

wine-glass-plate

A decoração

Tigelinhas com frutas secas (nozes, castanhas, damascos, ameixas) e frescas (pêssegos, nectarinas, uvas) são sempre boas pedidas e ajudam a “limpar” o paladar entre um queijo (e vinho) e outro e dão um colorido importante à mesa. Use-as para separar os grupos 1, 2 e 3 na sua mesa se decidir por servi-los ao mesmo tempo.
Não esqueça as cestinhas de pães, preferencialmente já cortados, para completar.
Caso a sua mesa tenha espaço suficiente, vasinhos com flores também ajudam a colorir a mesa e separar os grupos.

mesa1

Bom apetite!

2 comentários sobre “Dicas para que a sua noite de queijos e vinhos seja um sucesso!

  1. Muito boa a sua explicação de como harmonizar uma noite de queijos e vinhos…com certeza usarei na próxima recepção com amigos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s