O Lado Feminino do Vinho

Neste maio, o mês das noivas e das mães, fazemos uma homenagem às mulheres e recapitulamos algumas das interessantes interações do sexo feminino com o vinho.

large__5401508761

Uma das primeiras referências a esta interação está numa lenda persa. O rei Jamshid baniu uma das concubinas de seu harém. Ela, tomada de tristeza, decidiu por fim à sua vida. Foi à adega do rei e tomou o líquido de uma jarra marcada veneno. Na realidade era suco de uva fermentado. Vinho. Ela ficou muito “animada” depois de experimentar a bebida. Tão animada que contou a descoberta ao rei que a aceitou de volta e adotou o vinho como sua bebida preferida!

ID-10071695

E muitas das interações futuras vinculariam o vinho às mulheres através dos homens de suas vidas.

Em 1806 Nicole-Barbe Ponsardin ficou viúva, com uma filha para criar. Sozinha, ela assumiu a empresa do marido e não só mostrou espírito empreendedor ao internacionalizar o champagne com representantes comerciais no exterior, como construiu uma marca centenária com seu famoso rótulo laranja e desenvolveu tecnologia que transformou a indústria do espumante com a criação do pupitre e da remuagem.

Outra viúva da Era Vitoriana foi pioneira da indústria. Dona Antonia Ferreira não só tomou conta do negócio da família depois do falecimento de seu marido, mas, em Portugal, onde as mulheres eram consideradas como inferiores até o final do séc. XX, ela foi responsável pela Casa Ferreira, uma das líderes na produção de vinho do Porto.

Gina Gallo, uma vitivinicultora da terceira geração é responsável pela Gallo no EUA, simplesmente a maior vinícola do mundo.

Lalou Bize Leroy herdou o negócio de comércio de vinho de seu pai e 25% da mais famosa vinícola da Borgonha, a Domaine de Romanee-Conti.

freeimage-1739216-web

Mas estas mulheres são exceções. Até os dias de hoje, em algumas partes da Europa, não se permite a entrada de mulheres nas adegas porque se acredita que a menstruação pode contaminar o vinho!

Voltando ao mês de maio, nos perguntamos por que esta relação forte com a mulher? Para a igreja católica maio é considerado o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo. A comemoração do dia das mães no segundo domingo de maio também tem uma forte influência do cristianismo. Por isso, maio passou a ser considerado o melhor mês para a união de casais e até hoje é considerado pelos ocidentais como o mês das noivas.

No hemisfério norte, a chegada de maio é celebrada com muitas flores, em homenagem à natureza que refloresce e à primavera que por lá atinge a plenitude. Ao longo dos séculos, esses elementos foram sendo associados à celebração do amor no casamento.

ID-10089996

A ciência moderna nos conta que as mulheres podem estar mais aptas para o vinho. Muitos estudos sugerem que um grande número de “super degustadores”, as pessoas abençoadas com o dobro de papilas gustativas, são do sexo feminino.

E mulheres são normalmente mais atentas a aromas, a perfumes, cores e texturas. Todos necessários na apreciação de um bom vinho.

As mulheres são responsáveis pela maioria das compras e das refeições, então seria mais provável procurarem a bebida para a harmonização.

As mulheres normalmente compram vinho baseadas mais em sua preferência por sabor do que marca. E óbvio o rótulo conta pela admiração ao estético. Assim como o preço.

As mulheres tendem a comprar menos vinhos de guarda porque disfrutam do mesmo ao fazer o trivial um pouco mais caprichado.

ID-10044110

Quem escolhe o vinho das suas refeições? Se nunca o fez, atreva-se!

Sejam quais foram as razões, as mulheres definitivamente derrubaram obstáculos e como em tantos outros ramos, evoluíram muito. Garotas do passado, presente e futuro, um brinde a isso. Tchim-tchim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s